MAIORIA ESMAGADORA
Hugo Motta é eleito presidente da Câmara com amplo apoio

O plenário da Câmara dos Deputados elegeu neste sábado, com 444 votos de 513, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) como novo presidente da Casa. Com isso, ele irá assumir o controle da Câmara pelos próximos dois anos, em substituição ao deputado Arthur Lira (PP-AL), que estava o cargo desde 2021. Apesar da troca de nomes, os dois integram o mesmo bloco, o Centrão, que está no poder desde 2015.

O deputado do Republicanos superou, no pleito interno, as candidaturas do Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), que teve apenas 22 votos, e de Marcel van Hattem (Novo-RS), que conquistou outros 31 apoios.

Hugo Motta é médico e foi eleito deputado federal pela primeira vez em outubro de 2010. Ele tem 35 anos e está em seu quarto mandato como deputado federal. Nesse período, tornou-se autor de 32 projetos de lei e de 18 propostas de emenda à Constituição. Em 2015, Motta foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou denúncias de corrupção na Petrobras e, em 2023, foi relator da PEC dos Precatórios, que limitou o valor de despesas anuais com precatórios.

A diferença significativa de votos entre Hugo Motta e seus concorrentes é fruto do amplo apoio construído em torno dele. Isso porque o parlamentar paraibano conseguiu o apoio de quase todos os partidos: 17 das 20 legendas da Casa o apoiaram. Na prática, apenas Psol, Rede Sustentabilidade e Partido Novo ficaram de fora da coalização liderada por Motta.

Após a eleição, a previsão agora é que Hugo Motta se reúna nesta segunda-feira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. O encontro deve ocorrer pela manhã, antes do início do ano legislativo. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP), é um dos articuladores do encontro. Ele se licenciou do cargo para reassumir uma cadeira na Câmara na votação que elegeu Hugo Motta.

A escolha de Motta inaugura um novo momento na relação entre Legislativo e Palácio do Planalto. Os próprios parlamentares preveem um diálogo “mais harmônico” entre Lula e Câmara.

“Acho que o perfil do Hugo Motta é bem equilibrado. É uma pessoa com bastante, diálogo, com serenidade. Tende a ter um diálogo bastante harmônico. Vai ser uma presidência independente, mas harmônica, assim como preconiza a Constituição. No mínimo, esse diálogo vai ser mais tranquilo”, avaliou, recentemente, o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP).

Publicidade

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outras notícias