O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes encerrou a conta que mantinha na rede social X. Na manhã desta sexta-feira (21), usuários notaram que o perfil já não estava mais ativo. No lugar das postagens, a plataforma exibia a mensagem: “Essa conta não existe. Tente buscar outro(a).”
No fim da manhã, o STF informou que a conta foi retirada do ar a pedido do próprio ministro, que já não utilizava a rede social desde janeiro de 2024. O motivo específico para a decisão não foi divulgado, mas a informação é de que Moraes não pretende migrar para outra plataforma.
O perfil, criado em agosto de 2017, permaneceu ativo mesmo sem novas publicações até esta semana.
Multa ao X
Na quinta-feira (20), Alexandre de Moraes aplicou uma multa à plataforma X por descumprimento de uma ordem judicial que determinava o fornecimento de dados cadastrais de um perfil atribuído ao blogueiro Allan dos Santos.
A solicitação foi feita no âmbito de um inquérito instaurado em julho do ano passado para investigar possíveis crimes cometidos nas redes sociais. Moraes também determinou o bloqueio da conta do youtuber, o que foi cumprido pela plataforma. No entanto, a empresa alegou que não poderia fornecer as informações solicitadas, afirmando que “as operadoras do X não coletam dados cadastrais.”