O Itaú Unibanco voltou a ser o banco mais valioso da América Latina após uma queda de mais de 15% nas ações do Nubank na última sexta-feira (21).
Até sexta-feira, o valor de mercado do Itaú era de US$ 52,9 bilhões (aproximadamente R$ 303 bilhões), enquanto o Nubank valia US$ 51,6 bilhões (aproximadamente R$ 295 bilhões), de acordo com Einar Rivero, da Elos Ayta Consultoria.
Com esses valores, o Itaú e o Nubank se tornaram, respectivamente, a terceira e quarta empresas mais valiosas da América Latina, ficando atrás apenas do Mercado Livre e da Petrobras.
Veja o ranking das 10 companhias latino-americanas com maior valor de mercado:
- Mercado Livre, com US$ 114,6 bilhões
- Petrobras, com US$ 91,8 bilhões
- Itaú, com US$ 52,9 bilhões
- Nubank, com US$ 51,6 bilhões
- Wallmart de Mexico, com US$ 48,3 bilhões
- America Movil, com US$ 45,1 bilhões
- Vale, com US$ 43,5 bilhões
- GMexico, com US$ 39,7 bilhões
- Weg, com US$ 39 bilhões
- Fomento Economico Mexicano, com US$ 36,9 bilhões
Em maio de 2024, o Nubank se tornou o banco mais valioso da América Latina, após reportar um lucro de US$ 378,8 milhões no primeiro trimestre do ano, um aumento de mais de 160%.
Na época, o valor de mercado do Nubank era de aproximadamente R$ 297 bilhões, enquanto o Itaú valia R$ 288 bilhões.
Em janeiro de 2025, o Nubank também ultrapassou o Itaú em número de clientes. Segundo o Banco Central do Brasil (BC), no último trimestre de 2024, o banco tinha cerca de 100,8 milhões de clientes, enquanto o Itaú tinha 98,5 milhões.
Com isso, o Nubank se tornou o terceiro maior banco em número de clientes no Brasil, atrás apenas da Caixa Econômica Federal (154,2 milhões) e do Bradesco (109,1 milhões).