Os setores de inteligência das Secretarias de Segurança Pública e de Administração Penitenciária (Seap) do Rio de Janeiro confirmaram, nesta quarta-feira (26), que o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) firmaram uma aliança. O pacto entre as facções se estende para a Paraíba e outros estados. A informação foi divulgada pelo g1.
De acordo com a publicação, a confirmação veio após a solicitação de 37 presos do PCC para serem transferidos para presídios que abrigam membros do CV no Rio de Janeiro.
A movimentação das facções começou a ser observada no último dia 11, com comunicados circulando em redes sociais sobre a suspensão de ataques entre os grupos, indicando que um acordo estava sendo costurado.
Os comunicados foram identificados em diversos estados, como a Paraíba, Ceará, Maranhão, Pará, Mato Grosso e Rio de Janeiro.
Essa aliança marca o fim de uma disputa que teve início em 2016, na fronteira com o Paraguai, quando o traficante Jorge Rafaat Toumani morreu durante um confronto entre as quadrilhas. Foi a partir desse episódio que o PCC assumiu o controle das rotas de tráfico na região, intensificando a rivalidade com o Comando Vermelho.