EX-GOVERNADOR
Ricardo Coutinho confirma pré-candidatura a deputado federal em 2026 e reforça aliança com Luiz Couto

O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PT), anunciou oficialmente nesta segunda-feira (24) sua pré-candidatura a uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante entrevista à rádio Arapuan FM, em João Pessoa.

“Decidi disputar uma vaga de deputado federal. Essa disputa não é contra ninguém, é pelo PT, junto com quem está dentro do PT, para combater a extrema-direita e os setores mais fisiológicos que voltaram à política paraibana”, afirmou Coutinho.

Ele também criticou a concentração de recursos no Congresso Nacional. “O Congresso tem mais de R$ 55 bilhões em emendas, o que não existe em canto nenhum do mundo, uma quantidade dessas de recursos, e que se nega a discutir as grandes pautas da modernidade”, completou.

Durante a entrevista, Ricardo deixou em aberto a possibilidade de concorrer a outro cargo, desde que isso ocorra em consonância com o projeto nacional do PT. “Se eu fosse convencido a outro cargo […] se o povo da Paraíba me der essa missão”, afirmou. No domingo (23), o ex-governador já havia sinalizado a pré-candidatura com uma publicação nas redes sociais, classificando-a como “necessária”.

Coutinho também reafirmou sua aliança com o deputado federal Luiz Couto, único representante do PT da Paraíba na Câmara. Segundo ele, a disputa não será contra o parlamentar, mas ao lado dele. “Não disputarei contra Luiz Couto, disputarei com ele, para enfrentarmos juntos os setores mais fisiológicos do Congresso Nacional”, declarou.

O ex-governador demonstrou otimismo quanto ao desempenho do PT nas próximas eleições, afirmando acreditar que o partido poderá conquistar de uma a, no mínimo, duas cadeiras na Câmara dos Deputados, com o apoio da população paraibana.

Na entrevista, Ricardo ainda lembrou que, em 2018, optou por não disputar o Senado, apesar das boas chances, para concluir seu mandato de governador e garantir a eleição de seu sucessor, João Azevêdo, que venceu no primeiro turno com 58,18% dos votos.

Publicidade

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outras notícias