O governo do Reino Unido apresentou nessa terça-feira (19) ao Parlamento o projeto da Lei de Governança do Futebol. Essa lei irá estabelecer um órgão regulador independente do futebol, com influência sobre a distribuição das receitas das competições. Esse órgão terá o poder de tirar dos clubes da Premier League maus proprietários.
Essa instituição reguladora irá investigar a origem do dinheiro de um potencial comprador de participações em clubes. Ela poderá tirar de determinados proprietários o direito de administrar os clubes, forçá-los a vender suas participações, ou até mesmo bani-los. Isso acontecerá em casos de reprovação no teste de proprietários e diretores.
O órgão independente vai verificar a saúde financeira dos clubes e a capacidade deles de demonstrar “práticas financeiras sólidas”, na hora de autorizar o licenciamento. Também garantirá que os torcedores serão consultados sobre as principais questões que afetam os clubes.
“Por tempo demais alguns clubes foram abusados por donos inescrupulosos, que escapam impunes de má gestão financeira, o que, na pior das hipóteses, pode levar ao colapso total”, declarou o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak.