Três estabelecimentos localizados na orla de Cabo Branco, em João Pessoa, foram autuados após uma força-tarefa deflagrada por órgãos da Prefeitura Municipal e Governo do Estado nesta sexta-feira (10) por despejo clandestino de esgoto, o que estaria provocando a contaminação das praias.
A irregularidade foi encontrada durante uma ação conjunta da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e Secretaria do Meio Ambiente (Semam).
Os estabelecimentos estariam lançando esgoto em galerias pluviais de forma clandestina e sem tratamento, o que estaria contaminando as praias.
O superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, disse que os estabelecimentos foram autuados e terão oito dias para solucionar os problemas. Caso o prazo não seja cumprido, os locais serão embargados pelo órgão.
O processo será encaminhado ao Ministério Público e os locais autuados devem responder por crime ambiental. A Sudema não divulgou os nomes dos estabelecimentos envolvidos.