João Pessoa registrou quase 200 milímetros de chuvas nas últimas 72 horas, de acordo com um levantamento atualizado nesta quinta-feira (6) pela Defesa Civil Municipal. O volume acumulado superou a média histórica prevista para todo o mês de fevereiro, que era de 106,2 mm.
O bairro do Grotão teve o maior índice pluviométrico, com 191,4 mm, seguido do Centro, com 152 mm, e de Manaíra, com 126 mm.
Na quarta-feira (5), a Defesa Civil atendeu 63 chamados, a maioria relacionada a alagamentos, mas sem registro de pessoas desabrigadas ou desalojadas. Já na manhã desta quinta-feira, foram registradas seis ocorrências, principalmente quedas de árvores.
Previsão e alerta de chuvas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para a capital paraibana, válido até as 10h desta sexta-feira (7). A previsão indica chuvas de 30 a 60 mm por hora ou até 100 mm por dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Há risco de cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Como acionar a Defesa Civil
A Defesa Civil de João Pessoa opera 24 horas, incluindo finais de semana e feriados. Em caso de emergência, a população pode acionar o órgão pelo telefone 199, pelo WhatsApp (83) 98831-6885 ou pelo aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão”, disponível para download gratuito na Play Store e App Store.