Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) promove, entre os dias 24 e 30 de março, uma programação especial gratuita para celebrar o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, comemorado em 27 de março. Com oficinas, exibições e espetáculos, o evento busca valorizar as artes cênicas e oferecer atividades para artistas, estudantes e o público em geral.
Na semana comemorativa, a programação conta com ações formativas, exibição de produções audiovisuais e espetáculos para toda a família. As atividades são gratuitas e abertas ao público. As inscrições para as oficinas já estão disponíveis e podem ser feitas através de formulários on-line.
Além das oficinas ministradas pelas equipes de Teatro e de Circo da Funesc nos dias 24, 26 e 27, a programação traz uma sessão especial do projeto Cena Parahyba no Cine Banguê, na terça-feira (25). Serão exibidos os episódios “As Velhas” e “Como Nasce um Cabra da Peste”. A semana de comemorações se encerra no domingo (30), com os espetáculos “Brincando de Ser Brincante”, da família circense Los Iranzi e “Hiléia – Semeadora das Águas”, com Cia. Mundu Rodá.
Os ingressos gratuitos para assistir aos espetáculos estarão disponíveis na bilheteria do Teatro Paulo Pontes com uma hora de antecedência.
Confira detalhes sobre as oficinas
Exercícios para uma cena dialética
Ministrante: Lara Torrezan
24/3 18h30 às 21h30
Local: Sala Roberto Cartaxo
20 vagas. Para a oficina acontecer será necessário um público mínimo de oito pessoas. Idade mínima 18 anos.
A oficina é baseada em exercícios de improvisação com cenas modelares baseadas na obra de Bertolt Brecht e apresenta os fundamentos do método dialético, focando no desenvolvimento de uma prática dramatúrgica do ator em cena, guiada pelo princípio da contradição. O objetivo é introduzir noções fundamentais para a criação de cenas dialéticas, correlacionando essas noções com procedimentos narrativos e o conceito de “dramaturgia do ator”. O conteúdo inclui os fundamentos do Método Dialético, o conceito de “ação transversa” que explora a dialética entre “ação interna” e “ação física”, e a relação entre “figura” e “ator-narrador”.
A metodologia aplicada envolverá exercícios de improvisação a partir de cenas modelo, workshops individuais e coletivos, e a aplicação prática dos conceitos em jogos de improvisação e elaboração de cenas. Esta oficina é destinada a atrizes e atores, diretores e artistas em formação com alguma experiência na linguagem teatral com idade mínima de 18 anos.
Link para inscrição: https://forms.gle/zNqVFuGYFhNhjm5HA