A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (26) a Operação Galeno que tem como objetivo combater os crimes de fraude em licitação, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro em Coremas.
Segundo a Polícia Federal, cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Coremas e João Pessoa, na Paraíba. Uma das busca aconteceu na residência do Secretário de Saúde de Coremas, localizada no bairro Altiplano, na capital paraibana.
As investigações apontam que licitações públicas para fornecimento de medicamentos foram direcionadas para favorecer uma empresa vinculada aos investigados.
O desvio teria acontecido entre os anos de 2017 e 2022, totalizando pagamentos que alcançaram R$ 1.133.771,87. Boa parte destes recursos foi advinda do Fundo Nacional de Saúde (FNS).
O nome da operação, Galeno, faz referência a Cláudio Galeno, um proeminente médico e filósofo romano de origem grega que viveu na cidade de Pérgamo entre 129 d.C e 216 d.C, sendo considerado o “Pai da Farmácia”.
A equipe de produção do Parlamento em Foco procurou a prefeitura de Coremas, mas até a última atualização desta matéria, não obteve respostas.
Imagens – Divulgação Polícia Federal