A Força-Tarefa Previdenciária deflagrou, na manhã desta segunda-feira (17), a Operação Pororoca, na cidade de Itapororoca, com o objetivo de reprimir o recebimento indevido de benefício previdenciário pós-óbito. Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, expedido pela 14ª Vara Federal da Paraíba, para coletar provas que possam comprovar as fraudes.
As investigações indicam que valores continuaram a ser sacados mesmo após o falecimento dos titulares dos benefícios, caracterizando estelionato previdenciário. Segundo a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), o prejuízo estimado com a identificação de dois benefícios fraudados ultrapassa R$ 74 mil. Os pagamentos já foram cessados.
A Força-Tarefa Previdenciária atua há 25 anos no combate a crimes contra o sistema previdenciário, sendo integrada pelo Ministério da Previdência Social e pela Polícia Federal. No órgão federal, a Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social é responsável por detectar e analisar indícios de crimes e fraudes organizadas.