As instituições de ensino superior privadas têm até às 23h59 da próxima segunda-feira, 7 de abril, para informar ao Ministério da Educação (MEC) a quantidade de vagas remanescentes que pretendem oferecer no primeiro semestre de 2025 por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo é exclusivo para que as faculdades registrem sua participação no sistema FiesOferta, disponível no portal Gov.br.
Para formalizar a adesão, as instituições devem cadastrar detalhes sobre cada curso, incluindo número de vagas, turno, local de oferta e valor da semestralidade. O processo também exige que o representante legal da mantenedora assine eletronicamente o termo de participação, utilizando o mesmo sistema.
O Fies é um programa do governo federal que financia cursos de graduação em instituições privadas avaliadas positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), voltado especialmente a estudantes de baixa renda. Nesta etapa, o programa tem como objetivo preencher vagas que ficaram ociosas nas fases anteriores de 2025.
Na última edição, foram ofertadas 67.301 vagas em cursos de instituições privadas, com mais de 493 mil inscrições realizadas por 198.579 candidatos — cada um com a possibilidade de escolher até três cursos.
O MEC informou que ainda em abril será aberta uma nova etapa para o preenchimento dessas vagas remanescentes. As regras de participação e o cronograma completo serão divulgados por meio de edital, após o fim do prazo de adesão das instituições.
Entre os dias 8 e 11 de abril, as faculdades poderão revisar e corrigir os dados lançados no sistema. A legislação exige ainda que as instituições informem publicamente sua participação no processo, detalhando os cursos, turnos, número de vagas e locais de oferta, tanto em seus sites quanto em locais físicos de grande circulação de estudantes.