MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES
Lula diz que União Brasil indicará substituto de Juscelino e sinaliza nome de Pedro Lucas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (9), que discutirá com o União Brasil a indicação de um novo nome para o Ministério das Comunicações, após o pedido de desligamento de Juscelino Filho, que deixou o cargo na terça-feira (8) após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

A declaração foi dada em Tegucigalpa, capital de Honduras, após a participação de Lula na Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac). O presidente sinalizou que o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA), atual líder do partido na Câmara, é o nome cotado para assumir a pasta.

“O União Brasil tem o direito de me indicar um sucessor para o Juscelino, que é do União Brasil. Eu já tenho o nome, eu conheço o Pedro Lucas. Vou voltar para o Brasil amanhã de manhã, vou conversar com o União Brasil e, se for o caso, eu já discuto a nomeação dele. Vou convocar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), alguns dirigentes do União Brasil e vamos conversar”, afirmou Lula.

Sobre a saída de Juscelino, o presidente reiterou que ministros denunciados formalmente devem se afastar do cargo para se defenderem, sem comprometer o funcionamento do governo.

“Desde o meu primeiro mandato, é uma prática: todas as pessoas têm o direito de se defender, de provar sua inocência. Mas, toda vez que um ministro é denunciado pelo procurador-geral, é saudável que ele se afaste do governo para poder provar sua inocência e não comprometer o dia a dia do governo. O governo é muito trabalho, muita coisa prática”, declarou.

Lula evitou anunciar outras mudanças no primeiro escalão, apesar das especulações por conta da chegada da segunda metade do mandato.

“Qualquer mudança no governo é uma decisão unilateral do presidente da República, a não ser que um partido queira substituir um ministro. Ele tem esse direito, e eu tenho o direito, ou não, de nomear outro do mesmo partido. As coisas serão feitas com tranquilidade. Estamos vivendo um bom momento na economia, um bom momento político. O Brasil está crescendo, temos investimentos, e há pautas importantes a serem votadas”, afirmou.

Após a agenda internacional, Lula retorna ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (10), com desembarque previsto em Brasília.

Publicidade

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outras notícias