O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (28) que o conclave para a escolha do novo papa terá início no dia 7 de maio. A decisão foi tomada durante a 5ª Congregação Geral dos cardeais reunidos em Roma. A eleição acontecerá na Capela Sistina, que permanecerá fechada para visitantes até o término do processo.
Antes da votação, os cardeais eleitores participarão da Missa Pro Eligendo Papa. Após a celebração, eles seguirão em procissão até a Capela Sistina, onde prestarão juramento de sigilo e compromisso com a eleição.
Para a escolha do novo pontífice, será necessária maioria de dois terços dos votos. Se não houver consenso após três dias de votação, haverá um dia de pausa para oração e reflexão. A fumaça branca da chaminé da Capela Sistina sinalizará a eleição de um novo papa; fumaça preta indicará que o pleito continua.
Após a eleição, o novo pontífice escolherá seu nome e, imediatamente, assumirá a autoridade da Igreja Universal. A tradicional proclamação “Habemus Papam” será feita na varanda da Basílica de São Pedro, seguida da bênção Urbi et Orbi.