A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES) está investigando possíveis irregularidades em cirurgias oftalmológicas realizadas no dia 15 de maio, no hospital de Clínicas em Campina Grande. Os procedimentos foram executados pela Fundação Rubens Dutra Segundo, empresa contratada pela SES, sendo de total responsabilidade da contratada tanto a equipe médica quanto os materiais utilizados nas intervenções.
Dos 64 pacientes operados, 9 apresentaram complicações durante o pós-operatório, com suspeitas de perda parcial da visão. Após inspeção dos materiais utilizados, a SES encontrou 30 frascos de medicamentos no hospital, sendo que 6 deles estavam vencidos, abertos e com indícios de uso nos pacientes afetados.
Diante da gravidade do caso, a Secretaria suspendeu imediatamente o contrato com a empresa e abriu processos administrativos, éticos e criminais para investigar as responsabilidades. A empresa responderá legalmente pelas possíveis falhas cometidas.
Enquanto as investigações seguem, em nota a SES informou que está prestando assistência integral aos pacientes afetados. Isso inclui reavaliações oftalmológicas, acompanhamento médico contínuo e apoio logístico para tratamento complementar em unidades e clínicas da rede estadual.
A Secretaria disse ainda que reforça seu compromisso com a segurança da população e garante que todas as providências estão sendo tomadas para esclarecer os fatos e garantir a qualidade dos serviços oferecidos no sistema de saúde estadual.