MUTIRÃO OFTALMOLÓGICO
“Houve má-fé”, diz secretário de Saúde da Paraíba sobre uso de medicamentos vencidos

O secretário de Saúde da Paraíba, Ari Reis, confirmou nesta quarta-feira (21) a suspensão do contrato com a Fundação Rubens Dutra Segundo, após a constatação do uso de medicamentos vencidos durante um mutirão oftalmológico realizado no último dia 15, no Hospital de Clínicas, em Campina Grande.

Segundo o secretário, a primeira medida adotada foi interromper imediatamente o contrato com a fundação, seguida pela notificação da empresa, acolhimento dos pacientes afetados e registro do caso junto à Polícia Civil e ao Conselho Regional de Medicina.

Durante entrevista à rádio CBN João Pessoa, Ari Reis revelou que ao menos seis frascos de medicamentos vencidos foram identificados e utilizados indevidamente durante os procedimentos. Ele também levantou a hipótese de conduta dolosa.

“Houve, provavelmente, uma grande articulação de má-fé para que esses medicamentos adentrassem no ambiente hospitalar por meio da empresa. Isso tudo está sendo investigado”, declarou.

A Secretaria de Saúde instaurou processos administrativos e acionou os órgãos competentes para apurar responsabilidades. A intenção é punir todos os envolvidos no episódio.

Ainda de acordo com o secretário, a empresa era responsável pela maior parte das cirurgias oftalmológicas no hospital. Por conta disso, o calendário de cirurgias foi suspenso temporariamente, mas a previsão é retomar os atendimentos dentro de 30 dias, com uma nova prestadora de serviços.

“Vamos reforçar os protocolos e buscar empresas com mais seriedade e responsabilidade para evitar que algo assim se repita”, afirmou Ari Reis.

Todos os pacientes impactados estão sendo acompanhados pela equipe da Secretaria, independentemente da gravidade dos sintomas. As investigações seguem em curso, com a participação da Polícia Civil, Ministério Público e do Conselho Regional de Medicina da Paraíba.

Publicidade

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outras notícias