EM BRASÍLIA
Hugo Motta dá início a debate sobre novo marco dos portos com criação de comissão especial

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta segunda-feira (26) a criação de uma comissão especial para discutir o Projeto de Lei 733/25, que propõe um novo marco regulatório para o setor portuário brasileiro.

A comissão será presidida pelo deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB), com relatoria do deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA). “O foco dessa comissão é construir um texto que estimule o crescimento e o desenvolvimento desse setor, que é fundamental para a economia do país”, destacou Motta em suas redes sociais.

O projeto, de autoria do deputado Leur Lomanto Júnior (União-BA), foi inspirado em um anteprojeto elaborado por uma comissão de juristas da própria Câmara e aprovado no ano passado. O novo marco propõe a substituição da lei atual, em vigor desde 2013, e traz 151 artigos com mudanças relevantes na regulação, precificação de serviços, contratação de mão de obra e licenciamento ambiental.

Entre as principais inovações, o texto estabelece o licenciamento ambiental integrado para portos públicos, eliminando a exigência de licenças separadas para instalação de terminais e cruzeiros.

Além disso, o projeto permite que os preços praticados pelos terminais sejam negociados livremente, desde que respeitadas as regras de concorrência, substituindo o modelo atual em que as tarifas são definidas ou supervisionadas pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).

 

Publicidade

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outras notícias