A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (28/05) a Operação Pando, com o objetivo de combater crimes de furto eletrônico mediante fraude praticados pela internet contra a prefeitura de Poço de José de Moura, no sertão paraibano.
De acordo com as investigações, em 2022, hackers invadiram as contas bancárias do município e transferiram ilegalmente um total de R$ 182.566,00 para contas pessoais e de terceiros usados como “laranjas”.
Com autorização judicial, a PF quebrou sigilos bancários e conseguiu rastrear o caminho do dinheiro, identificando os verdadeiros beneficiários dos recursos desviados.
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo/SP e Suzano/SP, expedidos pela 8ª Vara Federal de Sousa/PB. Também foi determinado o afastamento do sigilo de dados telemáticos dos suspeitos.
Se confirmadas autoria e materialidade dos crimes, os investigados poderão responder por furto eletrônico mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro, com penas que podem chegar a 21 anos de prisão.
O nome da operação, “Pando” — que em latim significa “Eu me espalhei” — faz referência à estratégia adotada pelos criminosos, que espalharam os valores desviados por dezenas de contas bancárias para dificultar o rastreamento.