Na manhã desta sexta-feira (11), a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão no município de Pocinhos, localizado no Agreste da Paraíba. A ação teve como objetivo coibir atos preparatórios de terrorismo e incitação ao ódio praticados em ambiente digital.
As investigações apontam que o homem alvo da operação estaria envolvido em manifestações violentas motivadas por ideologias de intolerância, inclusive dentro da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio de pichações e afixação de cartazes. A UEPB, até o momento, informou que não irá se pronunciar sobre o caso.
Segundo a Polícia Federal, foram identificadas mensagens trocadas na internet entre o investigado e terceiros, revelando um planejamento concreto para a prática de atos violentos baseados em discursos de ódio racial e étnico.
As investigações tiveram início a partir de um relatório enviado pelo FBI. O mandado de busca e apreensão foi autorizado pelo Juiz de Garantias da 16ª Vara Federal da Seção Judiciária da Paraíba.
Durante a operação, foram apreendidos celulares, mídias e outros dispositivos de armazenamento de dados, considerados essenciais para o aprofundamento das investigações. O material será analisado com o intuito de reunir provas e combater práticas associadas ao extremismo violento, terrorismo e crimes de ódio no ambiente virtual.