O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta quinta-feira (24), às 22h, para o funeral do papa Francisco, no Vaticano. A cerimônia de despedida do pontífice ocorre a partir do sábado (26). Também fazem parte da comitiva os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União–AP), da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso.
A chegada do voo à Europa está prevista para sexta-feira (25). A primeira-dama Janja da Silva também acompanhará o presidente na viagem. A expectativa é de que o retorno aconteça ainda no sábado (26), após o funeral.
Francisco morreu na segunda-feira (21) aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e de uma insuficiência cardíaca. Lula lamentou a morte e decretou luto oficial de sete dias no Brasil.
O presidente esteve com o pontífice em junho de 2023, durante uma viagem à Itália, e no passado, no período da cúpula do G7, também realizada no país.
Em 2005, durante seu primeiro mandato como presidente, Lula e a então primeira-dama, Marisa Letícia, compareceram ao funeral do Papa João Paulo II, que liderou a Igreja Católica por 26 anos. Com informações da Agência Brasil.