O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na manhã desta quarta-feira (21) um alerta vermelho de grande perigo devido ao acumulado de chuvas em João Pessoa e mais 11 municípios paraibanos. O aviso é válido até às 15h de hoje.
Além do alerta vermelho, o órgão também divulgou dois outros alertas para o estado: um laranja (perigo) para 36 cidades e outro amarelo (perigo potencial) que atinge 92 municípios. Ambos os avisos seguem até 23h59 desta quarta-feira (21).
Entenda os níveis de alerta:
🔴 Alerta Vermelho – Grande Perigo
Chuva acima de 60 mm/h ou 100 mm/dia, com alto risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em áreas vulneráveis.
🟠 Alerta Laranja – Perigo
Chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com ventos de até 100 km/h. Há risco de quedas de árvores, cortes de energia, alagamentos e descargas elétricas.
🟡 Alerta Amarelo – Perigo Potencial
Chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de até 60 km/h. O risco é baixo, mas ainda há possibilidade de transtornos.
Recomendações do Inmet:
-
Não se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de quedas e raios.
-
Evitar estacionar próximo a torres de transmissão ou placas de propaganda.
-
Desconectar aparelhos eletrônicos da tomada.
-
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Municípios em alerta vermelho:
-
João Pessoa
-
Alhandra
-
Bayeux
-
Caaporã
-
Cabedelo
-
Conde
-
Cruz do Espírito Santo
-
Juripiranga
-
Lucena
-
Pedras de Fogo
-
Pitimbu
-
Santa Rita
Municípios em alerta laranja (perigo):
Inclui as cidades com alerta vermelho, além de: Araçagi, Aroeiras, Baía da Traição, Caldas Brandão, Capim, Cuité de Mamanguape, Gurinhém, Itabaiana, Itapororoca, Mamanguape, Marcação, Mari, Mataraca, Mogeiro, Natuba, Pilar, Riachão do Poço, Rio Tinto, Salgado de São Félix, São José dos Ramos, São Miguel de Taipu, Sapé, Sobrado e Umbuzeiro.
Municípios em alerta amarelo (perigo potencial):
A lista inclui Campina Grande, Guarabira, Monteiro, Princesa Isabel, Esperança, Queimadas, Remígio, Santa Cecília, Solânea, Serra Redonda, dentre mais de 90 cidades.