EM BRASÍLIA
Adriano Galdino cobra retomada do Garantia-Safra para agricultores paraibanos

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, está em Brasília participando da 26ª Marcha dos Prefeitos e aproveitou a agenda para reforçar o compromisso com os agricultores paraibanos. Durante o evento, Galdino revelou que tem uma audiência marcada com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, para discutir a retomada do pagamento do programa Garantia-Safra no estado.

“Vamos entrar nessa pauta para sensibilizar o ministro sobre a importância da liberação do Garantia-Safra. Essa é uma demanda urgente para os nossos agricultores”, declarou o presidente da ALPB em entrevista.

O Garantia-Safra é uma política pública que beneficia agricultores familiares com renda de até 1,5 salário-mínimo, que cultivam entre 0,6 e 5 hectares de culturas como feijão, milho, arroz, algodão ou mandioca. O pagamento é realizado quando há comprovação de perdas superiores a 50% da produção, causadas por fenômenos climáticos como secas ou chuvas intensas.

A nova rodada de pagamentos, referente à safra 2023/2024, foi iniciada pelo Ministério no dia 18 de março, com um total de R$ 670 milhões destinados a mais de 558 mil agricultores em todo o Brasil. Na Paraíba, 42.457 produtores estão aptos a receber o benefício.

Contudo, há casos de bloqueio preventivo do pagamento, e os agricultores afetados podem apresentar defesa por meio do serviço “Solicitar Requerimento de Defesa após bloqueio do Benefício Garantia-Safra”, disponível no sistema do programa.

Adriano Galdino reforçou a importância de garantir agilidade no repasse: “Esse benefício é fundamental para a sobrevivência econômica das famílias do campo e para a continuidade da produção rural no nosso estado.”

Publicidade

Enquetes

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Categorias

Publicidade
Publicidade

Assine nossa newsletter

Publicidade

Outras notícias